quarta-feira, 11 de março de 2015

O ativista gourmet e outras aberrações

No Brasil, o que antes acabava em pizza, atualmente, vira gourmet. Em essência, o termo gourmet serve para designar pessoas com paladar aguçado, de alta cozinha, qualidade diferenciada e coisas do gênero. Acontece que, em pouco tempo, principalmente as construtoras, avacalham tanto o termo que passou a significar, no máximo, esnobismo ou elitismo. E foi com esta conotação que rebatizei o que antes denominava “ativistas de ponta de dedos”: aquelas pessoas que se escondem por trás de um computador, passam a defender veementemente, normalmente são pagos para tal, ideias esdruxulas e políticos mais ainda. São aberrações políticas que nasceram com o boom da Internet. E, agora, entre outras sandices, pedem a volta dos militares ao poder, com Golpe de Estado e tudo. O ativista gourmet tem uma característica básica: vende-se como intelectual. Mas, não passa de um idiota que, às vezes, nem coragem de mostrar a cara tem e se esconde por trás de um avatar. Vive a compartilhar memes, mas, desaparece quando é preciso ir às ruas lutar por algo. A qualidade dele é como a dos apartamentos postos à venda pelas construtoras com a etiqueta de gourmet: para lá de duvidosa.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.