sábado, 21 de março de 2015

FAPEAM tem novo diretor

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) tem novo presidente. O escolhido pelo governador José Melo, é o geólogo, René Levy Aguiar. Como não o conhecia, e entre nós os cientistas, o melhor espelho para se conhecer os pares é a Plataforma Lattes, imediatamente após a divulgação, busquei o Lattes dele. Inicialmente, em vão, mas, depois de pesquisar com vários filtros, encontrei que é “graduado em Tecnologia de Topografia e Estradas pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1983) e em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (1984)”, bem como que “concluiu o Mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1989) e o Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1997)”. Sem deixar de reconhecer o competente trabalho realizado pela professora Olívia Simão, à frente da FAPEAM, não posso deixar de lado a opinião de que o fim da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a ida da FAPEAM para a SEPLAN foi um retrocesso de mais de 10 anos. Devo dizer, porém, que cabe a nós, partícipes do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, no mínimo por uma questão de respeito e educação institucional, administrarmos as diferenças, inclusive políticas, que possam existir, ainda que sejam abissais, como é o caso, e trabalharmos, em conjunto, para o bem da Ciência, da Tecnologia e da Inovação no Amazonas. Com respeito às diferenças e às divergências de opiniões, se tivermos boa vontade e disposição para o diálogo, tais problemas podem ser minimizados ou administrados. Como Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tenho o dever de desejar-lhes boas-vindas e que tenha êxito no cargo. Espero que René Levy Aguiar, novo diretor-presidente da FAPEAM, para o bem da Ciência no Amazonas, consiga lidar (bem) com o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em todas as suas idiossincrasias. E com os Mestres e Doutores que fazem parte deste Sistema. A hora é de desejar que as conquistas obtidas até agora sejam mantidas, pois, o pior dos erros de um administrador público é considerar que tudo o que foi feito pelo antecessor é um erro e, ao considerá-lo erro, tentar apagar tudo. Que o novo diretor e sua equipe tenham bom senso para não querer iniciar do "zero" como se agora, com uma varinha mágica, a roda fosse ser reinventada. Reafirmo, para o bem da Ciência no Amazonas, que deve ser, certamente, o mesmo desejo dele (René Levy) e do governador José Melo, que o melhor para a sociedade e para o Governo é que a FAPEAM retome todos os projetos com a máxima rapidez possível e não perca, em nenhum milímetro, o foco no fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.