domingo, 29 de março de 2015

Desafios do novo ministro da Educação

A ida de Renato Janine Ribeiro para o Ministério da Educação (MEC) foi saudada por intelectuais de vários matizes com um acerto da presidente. Se não é um gesto de ousadia, é, no mínimo uma tentativa de retomar o comando do próprio Governo. Resta saber se ele terá a autonomia para tirar do papel e transformar em realidade o lema “Pátria Educadora”. O ministro tem, no entanto, dois desafios muito maiores: cuidar da educação básica, haja ou não condições de tirar o papel o “Pátria Educadora” e olhar para o Norte e o Nordeste com a distinção que deve ser feita. Não que precisemos de proteção, mas, o olhar não pode ser o mesmo em função das idiossincrasias. Uma delas, talvez a pior, é o “Custo Amazonas”, que afeta não só o salário dos professores quanto o a administração das universidades e institutos. Na educação básica, o desafio é, talvez, mudar o próprio sistema atual e pensar em algo como a proposta do senador Cristovam Buarque de federalizá-la. Há muito a ser feito!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.