quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Uma concorrência desigual

É bem provável que nossas lideranças, sindicais e políticas, ainda não tenham percebido que nós, as universidades públicas, travamos uma disputa desigual contra as instituições particulares de Educação Superior. E um traço desta desigualdade fica evidente nos processos decisórios administrativos. Por lei, as instituições de Educação Superior, que públicas, quer particulares, caracterizam-se por decisões colegiadas. Nas públicas, a prática é regra. E, em alguns casos, retarda sobremaneira o processo decisório. E isso se configura em uma fraqueza, do ponto de vista administrativo. Nas particulares, por lei, também deveriam ser decisões colegiadas. Na prática, valem as diretrizes estabelecidas pelos donos ou acionistas. Ainda que existam, para efeito da Lei, os conselhos. Trata-se, portanto, de uma variável importantíssima para o processo de gerenciamento das organizações de educação superior que enfraquece as organizações públicas. Torna a concorrência desigual pois a sociedade não compreende a lerdeza dos processos decisórios nas organizações públicas em confronto com a agilidade nas particulares.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 04/02/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.