sábado, 7 de fevereiro de 2015

O Twitter mais próximo do Facebook

Talvez o maior sonho do fundador do Facebook, Mark Zukerberger, seja: o Facebook é a própria Internet. A quase totalidade dos teóricos e “analistas de ponta de dedos” aposta que o Facebook não passaria de mais um Orkut da vida, com hora marcada para morrer no futuro. Desde que passei a estudar e a apostar no Facebook como Plataforma, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), alinhei-me ao lado dos poucos que acreditam que o Facebook terá vida mais longa. E reafirmo: tem potencial para ser sim, a própria Internet. Digo isso baseado em fatos, em movimentos da concorrência. Microsoft e Google investem, cada vez mais, em dispositivos e aplicativos que as aproximam do Face. Agora, mais um gigante facebookeia: recebi ontem à noite um comunicado do Twitter incentivando a falar em particular: “Agora você pode mandar mensagens privadas para grupos e todos se sentirão acolhidos, Troque conversas, compartilhe Tweets ou planeje surpresas, tudo de uma só vez e com muitas pessoas”. Acolhimento, compartilhamento, curtição: nada mais Facebook do que tais conceitos. Como o cutucar é parte da essência do Twitter, fica evidente que, à parte os erros ao longo da implantação e os que ainda comete hoje, Zukerberger tinha razão. Para nós, os educadores, o maior desafio é levar tais ferramentas para a sala de aula. Integrá-las não apenas ao espaço físico da sala, mas, ao processo de troca de saberes, de aquisição de conhecimento. O Twitter se aproxima do Facebook. Nós, os educadores e pesquisadores temos de se aproximar dos dois. Assim, estaremos nos aproximando dos nossos estudantes.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.