sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O maior ganho do SiSU

Desde o início, quando as universidades brasileiras passaram a usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso, previa que a concorrência nacional exporia as vísceras da má-qualidade da Educação no Amazonas. E que os cursos mais procurados não teriam suas vagas preenchidas por estudantes de Manaus. Não deu outra: Medicina e Direito, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) tem o maior índice de “estrangeiros” quando se analisa o ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Há um ganho indireto, porém, que, a meu ver, superou todos os problemas que se possa atribuir ao ENEM e ao SiSU: por conta do Exame, juízes de Norte a Sul, Leste a Oeste do Brasil passaram a obrigar as Secretarias de Estado da Educação a expedir o diploma dos estudantes do Ensino Médio que obtiveram êxito no ENEM. Não fossem os gestores educacionais brasileiros tão tradicionais, não se precisaria da mão de um juiz ou juíza. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) é tão cristalina quanto ao tema: estudantes de desempenho excepcionais, em todos os níveis, podem eliminar períodos cursos e disciplinas com a realização de uma prova. Sonho com o dia que a capacidade de dedicação aos estudos seja premiada. Que o desempenho e a excelência do estudante sejam mais valorizados que o engessamento imposto pelos burocratas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.