domingo, 8 de fevereiro de 2015

Nós mais próximos das Mídias Digitais

Se até o Twitter está mais próximo do Facebook, como bem demonstrei na postagem de ontem neste espaço, qual o motivo de nós, os professores e pesquisadores, ainda estarmos longe do Facebook ou do Twitter? Ou, se estamos neles, não os usamos como auxiliar ao processo de aprendizagem? Preconceito ou desconhecimento. Não há outra explicação. E remar contra a maré, com o perdão da rima pobre, é um tiro no pé. Não precisamos mais criar ambientes de aprendizagem específico. Isso pode ser feito em minutos, num grupo aberto ou fechado do próprio Facebook. Só é preciso cuidado exatamente na hora de decidir se o grupo (ou disciplina) será fechado ou aberto. Caso a turma e o professor ainda não tenha tanta maturidade (ou habilidade) para lidar com os percalços de uma disciplina na qual qualquer um pode opinar, melhor que o grupo seja fechado. O próprio professor ou professora insere os estudantes no grupo (matricula e aceita o estudante na disciplina). Não dói, não há nenhum segredo! Bem, um ambiente deste é outra coisa. Precisa haver interação permanente. Docentes e discentes, ou interagem ou o ambiente se torna algo similar à sala de aula tradicional: um silêncio sepulcral. Trazer a nossa sala de aula tradicional para as Mídias Digitais é o salto de qualidade que queremos. Basta fazermos isso!


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