quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A Educação Superior nas mãos da iniciativa privada

Só não vê quem não quer: o Governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) abriu as porteiras e os governos do PT trataram de mantê-las escancaradas à iniciativa privada. A Educação Superior no Brasil está nas mãos da iniciativa privada e ninguém no Governo esconde isso, muito embora nossas lideranças sindicais, tanto dos professores quanto dos reitores das federais, às vezes façam de conta que a política pública não caminha nesta direção. Vejam o que disse o então ministro da Educação, Fernando Haddad, ao mudar as regras do Financiamento Estudantil (Fies), que agora chegou aos estudantes de Mestrado e Doutorado: “o Brasil precisa chegar a 10 milhões de matrículas no ensino superior”. Nem os reitores nem os líderes sindicais ligaram muito para a manifestação. Acontece, porém, que, agora, enquanto os primeiros perdem o sono com o corte no orçamento, os gastos com a iniciativa privada beiram o absurdo. De 2010 a 2014, os gostos com o Fies subiram de R$ 1,1 bilhão para R$ 13,4 bilhões. O ritmo de número de vagas, no entanto, só cai, enquanto o lucro dos grupos privados aumenta estratosfericamente: entre 2003 e 2009 as matrículas aumentaram em 5%. Mas, entre 2009 e 2013, quando a injeção de recursos só aumentou, o número de matriculados caiu para o ritmo médio de 3%. Abram os olhos, brasileiros e brasileiras! O que estão a fazer com a Petrobrás para jogarem-na no lixo e nas mãos da iniciativa privada vão fazer, em breve, com as universidades públicas brasileiras. Aliás, já começaram a fazer! Penso que é hora de ANDES e ANDIFES iniciarem um diálogo maduro sobre o tema. Se é que ainda temos tempo de salvar as Instituições públicas brasileiras. O momento, com o corte brutal do orçamento das universidades brasileiras, é mais grave do que imaginamos. Requer toda a atenção e cuidado! Requer, também, que tenhamos grandeza de espírito para enfrenta-lo. E juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.