segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Respeitar não é ser contra ou a favor

Respeitar não é ser contra ou a favor. É respeitar e ponto. Usar o Facebook e as demais Redes Sociais para fazer enquetes ou coisas do gênero a respeito da execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira é desumano e revela falta de sensibilidade tanto em relação à família do brasileiro quanto ao uso das Mídias Sociais. O Facebook não deveria ser espaço para esse tipo de questão. Muito menos para se avaliar, a partir da execução do brasileiro, se a pena de morte deve ou não existir no Brasil. A questão central é: sejamos ou não a favor da pena de morte, a Indonésia tem suas leis, justas ou não, e nós devemos respeitá-las. Como brasileiros, não creio que aceitássemos a interferência de nenhum outro País nas decisões internas tomadas por nós. Avaliar a forma como uma Lei é aplicada em cada País não nos leva a crescer individualmente. O que se deve levar em conta, no limite, é que o brasileiro, ao entrar na Indonésia, tinha plena consciência dos riscos que corria. Decidiu enfrentar os riscos e foi pego. De lá para cá, o que o Governo brasileiro pôde fazer o fez. Querer aproveitar o episódio para colocar a pena de morte na pauta da sociedade brasileira é, no mínimo, se aproveitar de uma desgraça particular para tentar coletivizar a dor.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.