quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O não no processo educativo

Pouco se fala sobre a importância no “não” no processo educativo. É bem possível que os anos de chumbo da Ditadura tenha deixado um medo coletivo tão grande que exageramos no sim e esquecemos que o não é fundamental para o processo educativo quando, ao invés de ser um mecanismo para podar o desenvolvimento da criança, aparece como o vetor do limite. Quem ao longo dos anos iniciais da vida, pensa que tudo pode, corre o risco de se transformar em prepotente e intolerante ao mesmo tempo. Quem sabe a bomba-relógio da intolerância que leva ao fundamentalismo não tenha sido armada nesta época da vida? Conviver permanentemente com o sim deixa a impressão que o mundo, por conseguinte, as pessoas só existem para servir o indivíduo criado sem limites. Por isso vale a pena refletir sobre a importância de se aprender a dizer não e com ele conviver.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.