segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Educação para a autonomia

Educar para a autonomia mais parece discurso ou mero lema legal, inclusive prescrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Ou, talvez, similar ao bordão “Pátria educadora”, que não durou nem uma semana. Acontece que educar para a liberdade e a autonomia não dependem nem de políticas governamentais nem da escola em si mesma. É dever do núcleo familiar, pelo exemplo, demonstrar que, efetivamente, educa para a autonomia. Parece simples, porém, é um dos desafios mais difíceis de serem vencidos porque, efetivamente, não somos educados, na família ou núcleo familiar, para a autonomia, para a tomada de decisões. Somos, invariavelmente, pelo menos até próximo dos 18 anos, quer sejamos homem ou mulher, tutelados por um pai ou por uma mãe. Há sempre uma “autoridade” que nos impõe, ao invés de nos convencer, regras. A liberdade, ao menos de se negociar, pouco é exercida (ou permitida) nos lares. Fica quase impossível, num passe de mágica, se mudar o comportamento de dependência total para um comportamento de autonomia, nem que seja relativa. É algo que precisamos nos debruçar caso queiramos, efetivamente, educar para a autonomia.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 11/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.