sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

A pátria educadora da Presidente

Deixemos de lado o vestido e centremos nossas reflexões no lema do “novo” Governo da Presidente Dilma Rousseff (PT):” Brasil, pátria educadora”. Rogo para que não fique apenas na retórica do discurso de posse e que, efetivamente, todas as áreas do Governo trabalhem com o objetivo de transformar o Brasil, digamos, em uma “Pátria educadora”. O problema é que o ajuste nas contas públicas anunciado não combina com os investimentos necessários para se tirar do papel o “tão sonhado slogan”. Para se atingir o objetivo de tirar o Brasil do patamar educacional no qual se encontra, lemas são muito bem-vindos, mas, ações e investimentos, mais ainda. Então, vem a primeira pergunta: será que os ministérios da Fazenda e do Planejamento foram avisados de que a Educação será prioridade nos próximos quatro anos? Em assim não sendo, a Pátria educadora ficará apenas como lema do primeiro discurso. Tenho sérias dúvidas, também, se o ministro da Educação escolhido, Cid Gomes, conseguirá apoio suficiente para “tocar” as ações necessárias para que o lema se torne realidade. Que os olhos de Brasília se voltem para a Educação é o desejo de todos nós, professores, pesquisadores e educadores. Se assim o será, só o tempo dirá.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.