domingo, 25 de janeiro de 2015

A escola não elimina incertezas

Temos uma tendência, como humanos que somos, a buscar certezas, dia após dia. Nem a escola, muito menos a Ciência ou a religião foram capazes de nos ensinar, ou fizemos questão de não aprender, que a vida não é feita de certezas. Logo, chegamos a mais óbvia das conclusões: a escola não elimina incertezas. Por mais que consigamos desenvolver habilidades, o que devemos mesmo é aprender a conviver com os riscos, com as incertezas, pois são intrinsecamente relacionados ao ato de viver. Arriscar-se é conviver com possibilidades. Até a Física quântica já avança na direção das “possibilidades de energia” e nós insistimos em buscar, por meio da escola, certezas e estabilidade. A vida é a mais incerta das aventuras. Ainda assim, tentamos prendê-la a determinadas regras. Correr riscos deve ser o maior desafio. Ganhar ou perder, acertar ou errar, meras consequências. Quando tivermos plena consciência disso a escola será menos cobrada e, talvez, sejamos todos mais felizes.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.