terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A aprendizagem baseada em índices

Na postagem de ontem neste espaço, “O ranking e seus usos em Educação”, critiquei duramente o uso comercial das listas e classificações mundo afora. E, principalmente, o uso comercial que se faz dessas tais listas no Brasil, no campo dos negócios educacionais. O problema é que o Governo Federal, ironicamente usa o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para levantar um sumário estatístico chamado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, em essência, enterra os preceitos educacionais do próprio Anísio Teixeira. E de Paulo Freire, bem como de todos os demais pensadores brasileiros do campo da Educação, incluso Rubem Alves. O que se tem hoje é um modelo educacional eminentemente baseado em sumários estatísticos e resultados numéricos. O processo de aprendizagem e os resultados qualitativos foram jogados na lata do lixo. Prevalece a visão de economistas. Educadores são chamados para opinar, desde que a essência dos tais índices não seja modificada. Acontece que a “Pátria educadora de todos nós”, tem de ser aquela que educa e não aquela que “produz estudantes em série” mas não os forma. Quiçá, os deforma. Enquanto tivermos a aprendizagem baseada em índices, o saber será mero elemento decorativo do processo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.