quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Educação atingida pelo envelhecimento

Algo impensável no Brasil, está a ocorrer em Portugal: o envelhecimento da população obriga escolas a serem fechadas. O problema, combinado com a baixa taxa de natalidade, atinge quase toda a Europa. Agrava-se ainda mais, porém, nas cidades de Portugal, o que tem obrigado as escolas dos anos inicias a serem fechadas. Esse é o tipo de problema que, de forma geral, nem passa pela cabeça de nós, os professores e professoras, brasileiros. Acontece que, em Portugal, é tão grave que leva ao desemprego e já começa a preocupar quem trabalha nos níveis superiores, pois, a falta de estudantes é notória. Mais grave ainda é que o problema não tem solução a curto e médio prazo, a não ser atrair estudantes de outros países. Ao que tudo indica, em Portugal, em breve, se terá um programa similar ao Ciências Sem Fronteiras brasileiros, porém, com o objetivo de atrair estudantes e não de mandá-los para fora.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 02/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.