sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O complexo jogo da Educação

Transformou-se em moda encarar até a própria vida como um jogo. E é a partir desta metáfora de o jogo da vida que pretendo desenvolver o raciocínio da postagem de hoje. Partindo do pressuposto de que a Educação é um dos mais complexos processos, talvez, só compráveis, em complexidade, à própria vida. è pouco provável, por exemplo, que tenhamos medidas efetivas capazes de nos indicar o nível de complexidade da vida no Planeta. Assim como é pouco provável entendermos essa necessidade intrínseca de o ser humano se comunicar. E, muito provavelmente, foi a partir desta necessidade inata de se comunicar que surgiu o que hoje convencionamos chamar de Educação. E de onde vem essa complexidade do que chamamos de jogo da Educação? Do "simples" fato de que, ao mesmo tempo que é capaz de libertar, a Educação também pode aprisionar. No pêndulo entre aprisionar e libertar centra-se o estudante. Eis mais um exemplo da complexidade do processo. Que não deve ser confundido com simplificação. Porque sem reconhecer a complexidade do processo, pouco se pode fazer para mudar a Educação no País.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.