quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Estudantes da UFAM vencem competição internacional

A Medalha de Ouro conquistada por um grupo de estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), liderados pelos professores Carlos Gustavo e Spartaco Filho, no iGEM (International Genetic Engineered Machine), é a confirmação de algo que defendo desde o dia que entrei na UFAM como professor, em 1993:"não somos uma universidade de periferia. Temos as mentes, e mentes não estão associadas ao local de nascimento de ninguém". Para se tornarem os melhores do mundo, o estudantes da UFAM usaram técnicas de Biologia Sintética e desenvolveram "um sistema de detecção, coleta e biorremediação de mercúrio, um poluente dos rios amazônicos." Participaram da competição estudantes de do mundo e de equipes brasileiras da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade do Estado de São Paulo Centro de Estudos Avançados de Recife (UNESP), do Centro de Estudos Avançados de Recife e das Federais de São Carlos (UFSCAR) e de Minas Gerais (UFMG). Também competiram estudantes de Universidades como Harvard, Oxford, MIT, Pequim, Universidade de Sidney (Austrália), Universidade Heidelberg (Alemanha). O fato de estudantes da UFAM vencerem uma competição deste nível deve servir, certamente, de estímulo para que muitos outros grupos sonhem e transformem o sonho em realidade.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.