terça-feira, 11 de novembro de 2014

A base da educação formal

A interpretação (de textos e da vida) talvez seja o maior desafio do estudante moderno. Da mesma forma, deve mover professores e professoras em direção ao processo de aprendizagem. E deve ser um desafio desde os anos iniciais, porque, afinal, ainda que não seja por meio das letras, portanto, da escrita, o que se faz, em todas as áreas do conhecimento, é interpretar questões para, então, respondê-las. A dinâmica da educação tradicional, aliás, parece se basear, exatamente, neste movimento constante de idas e vindas relacionadas ao ato de "ler" e interpretar o mundo. Ou, do ponto de vista mais pragmático, ler e interpretar o que professores e professoras querem dizer e ouvir como resposta. Em sendo verdade, se pode concluir que a interpretação é a base da educação formal. Em assim sendo, portanto, torna-se o maior desafio para professores e professoras: como ensinar a interpretar? Não tenho uma resposta pronta. Existe?


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.