quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A ineficiência da Educação Superior

Definitivamente, os números da Educação Superior no País não são animadores. E nos indicam um sistema cuja marca é a ineficiência. Aqui neste espaço, já comentei que a taxa de sucesso das universidades públicas é assustadora: de cada 100 estudantes que ingressam, apenas 44 se formam. Nas universidades privadas o número é ainda pior: de cada 100 ingressantes, somente 37 se formam. Por mais frios que sejam os números, eles nos devem incomodar e provocar uma reflexão sobre o que estamos a fazer com a Educação Superior do País. Eles, os números, demonstram uma ineficiência do setor que chega a ser escandalosa. É preciso, com urgência, entendermos que essa taxa de insucesso elevada correlaciona-se, diretamente, com a ineficácia dos ensinos Básico e Médio. Enquanto não olharmos a Educação Superior como parte de um processo, que só pode se alimentar de forma positiva se tivermos Educação Básica e Média fortes, enfrentaremos o problema da ineficiência tanto no setor público quando no setor privado. Urge que o problema seja avaliado com a profundidade que merece.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.