sábado, 6 de setembro de 2014

Preocupação com o currículo-Brasil

Estou com as orelhas e o que mais puder em pé com os burocratas da Educação em Brasília. Já tinha lido a notícia e hoje, vi na TV, o ministro da Educação, Henrique Paim, anunciar que teremos um currículo comum no Brasil, ao qual já denominei de currículo-Brasil. Não me parece sensato imaginar que a saída para os problemas da Educação brasileira esteja na adoção de uma espécie de currículo-único ou currículo-padrão. Em termos de Brasil, desconhecer as especificidades regionais é um grave problema, que se nos apresenta, por exemplo, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). É extremamente preocupante que as escolas passem a "jogar com o regulamento embaixo do braço" a fim de atender um currículo nacional com o olho no desempenho de seus estudantes no ENEM. A pasteurização educacional pode resultar em um Brasil dos livros escolares e o Brasil da vida real. Conhece o País pela média é mais perigoso do que o desconhecimento atual de alguns.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 05/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.