segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Para florescer a escrita na Escola

Lembro-me de uma frase da professora Maria Luíza Cardinale Baptista, essencial para se pensar o processo de escrita na Educação Superior brasileira: "Gilson, você precisa se autorizar". Talvez todos nós, professores e professoras, precisemos não só nos autorizar, mas, encontrar uma forma de "deixar florescer a escrita". E isso não é tão fácil quanto costuma parecer, mas, também não é uma meta impossível de ser alcançada. Requer entrega, dedicação, sofrimento, dores do "parto" de cada texto, mas, é a única saída para, efetivamente, mudarmos a cara da Educação do Brasil. Temos de levar o prazer para o ato de ler e de escrever. Quando o prazer não for visto como pecado, mas, como fonte de vida, florescerá a escrita, brotará o desejo, a paixão, o bem-querer-bem, mantra de Maria Luíza. E quanto isso acontece é o primeiro passo para aquela "autorização" do início desta postagem.



Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.