segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Número de artigos não significa qualidade

Sou daqueles que respeita sim o critério de pelo menos dois artigos por ano como indicador mínimo da produção de um doutor. Porque também sou daqueles que não consegue explicações para o fato de um doutor passar cinco anos sem publicar uma linha. Mas também sou daqueles que não pode admitir que a qualidade da produção de um doutor seja medida única e exclusivamente pelo número de artigos que publica. Tomar apenas o número de artigos como critério para "medir" a produção de um doutor é não fugir exatamente da medição, talvez a mais rasa variável da avaliação. E quando o número de artigos publicados é o critério preponderante, convenhamos, não se tem efetivamente avaliação, mas, uma mera medição. Creio que já avançamos muito, no Brasil, na medição, fase primária da avaliação. É hora de darmos um salto para a avaliação propriamente dita. O desafio está posto. Resta-nos não fecharmos os olhos para a realidade. Afinal, número de artigos não significa qualidade.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.