terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mais Arte e menos burocracia na Educação

Talvez outra receita para se implementar uma mudança radical na Educação do País seja adotarmos o lema "Mais Arte, menos burocracia". Porque se a Arte liberta e a política aprisiona, como tenho pregado aqui neste espaço, a burocracia, além de aprisionar, controla e sufoca. Nas escolas, em todos os níveis, a burocracia sufoca ainda mais, principalmente porque nós, professores e professoras, temos uma natural sanha controladora que nos impede de entendermos a Educação com um processo de evolução do ser humano como pessoa, como cidadão e como inquieto ser que busca a aquisição permanente de conhecimento. Quando educar se transforma em um mero ato burocrático, a burocracia supera a arte, a criatividade, o prazer. Logo, quando se educa para o desprazer, a burocracia impera. É fundamental que sejamos capazes de ver a Educação como um processo prazeroso e permanente da vida. Caso não, a burocracia sempre vencerá a Arte.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.