sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A urgente modernização das mentes

A Educação brasileira, ao que parece, se encontra em uma encruzilhada: ou promovemos uma modernização monumental das mentes dos que nela trabalham ou estaremos, mais uma vez, a construir a Escola do fracasso, em todos os níveis. É impossível pensar um País moderno, ágil e com as respostas imediatas que a sociedade precisa se o mundo estiver no Século XXI e as nossas mentes no Século XIX. Ainda que se diga, genericamente, que o Século XIX foi "Século da burguesia, das novas classes trabalhadoras, das novas ideias, do ensino, das letras e dos novos gostos literários. Do ponto de vista pedagógico e, digamos, da administração da aprendizagem, paramos no tempo. Enferrujamos nossas mentes: deixamos nossos corpos, embora em vida, quase embalsamados e com cheiro de mofo. A mudança das práticas pedagógicas é precedida por uma mudança de atitude. De modo de pensar. Talvez este seja o nosso maior desafio.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 18/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.