sábado, 13 de setembro de 2014

A responsabilidade transferida para a Escola

Por um acaso, hoje, em uma rádio que transmite em cadeia nacional, ouvi a propaganda eleitoral do candidato à reeleição em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Ele promete mais "mil escolas em tempo integral". Não posso crer que a solução para os problemas educacionais do Brasil sejam escolas em tempo integral. Como pai e como educador, jamais matricularia meu filho em um escola em tempo integral. A não ser que os políticos, e os pais, vejam este tipo de escola como uma forma de transferir da família, portanto, dos pais, para a Escola, uma responsabilidade que é da família, logo, dos pais. Educar, assim como prover a alimentação dos filhos, é dever dos País, da família. Deixar os filhos em uma escola de tempo integral apenas pelo alimento é uma demonstração clara e inequívoca de que o Estado se exime de criar condições de vida digna para a população. Trancafiá-los (os filhos dos menos abastados) é uma forma indireta de dizer que os professores (e professoras) são os únicos responsáveis pela educação dessas crianças. Não os são! A vida não se resume a uma sala de aula, a uma escola. Crianças precisam viver, experimentar, sentir o mundo. E serão impossíveis de transformar o mundo para melhor se permanecerem o dia todo em uma escola.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.