sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A medição como parte da avaliação

O tema avaliação sempre me estimula. Sou um entusiasta, gosto de estudá-la. Mas, ao que parece, não há clareza efetiva sobre o que é avaliação, mesmo entre as entidades e órgãos que tratam diretamente do tema no Brasil. Digo isso porque entendo que há visões equivocadas sobre avaliação e medição. Repito: avaliação não é sinônimo de medição. Medição é parte da avaliação. E como tal, é componente essencial desta. Em não sendo assim, não se tem a avaliação efetiva. E encarar a medição como sinônimo de avaliação é empobrecer a avaliação a ponto de, inclusive, matá-la na essência. Desta forma, ou se encara a avaliação como um processo efetivamente de crescimento da organização ou do estudante, do caso da avaliação da aprendizagem. Só assim, teremos a avaliação como instrumento efetivo da aprendizagem: tanto organizacional quanto pessoal. É preciso, portanto, encarar a avaliação como essencial para o crescimento e não apenas como medição. Sem isso, avaliar se confunde com o ato de medir.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.