domingo, 3 de agosto de 2014

O público e o privado na Educação Superior

Ao que tudo indica, ainda não se compreendeu que, do ponto de vista do cumprimento da função social, pouco há de diferença entre as instituições públicas e particulares na Educação Superior brasileira. Em alguns casos, as instituições privadas cumprem função similar as públicas. Quando se trata, por exemplo, da inclusão de pessoas, as particulares o fazem, inclusive, por necessidade. Como seus clientes são estudantes das classes C, D e E, são obrigadas a promover nivelamento para manter os clientes. Talvez o façam, inicialmente, com a única intenção de "manter os clientes". Com isso, porém, promovem a inclusão social que, em alguns casos, as instituições públicas não fazem. Enxergar este benefício é fundamental para não olharmos sempre as particulares com a lente do preconceito. Talvez o melhor seja entendermos que hoje possuímos um sistema misto e tentar com ele conviver para promover maiores benefícios para a sociedade.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 02/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.