terça-feira, 19 de agosto de 2014

As políticas públicas e a fixação de doutores

Há sempre um iluminado a tentar jogar mais luzes sobre o problema da formação e fixação de doutores na Amazônia. Há uma complexidade tão imensa neste processo que não depende única e exclusivamente das universidades e Institutos de pesquisa, muito menos das agências de Fomento à pesquisa. Só pode ser enfrentado com possibilidades de solução se houver uma ação conjunta entre os governos Federal, Estadual e Municipal para reduzir a pobreza e a falta de condições de vida digna nos municípios do interior do Amazonas e dos demais estados da Região Norte. Enquanto persistirem as diferenças brutais de vida entre as capitais e seis municípios, haverá sempre a possibilidade de busca da melhoria pelos professores e professoras. A mobilidade de doutores não se observa apenas entre os que moram nas capitais e no interior de cada estada, mas, entre os que moram em capitais diferentes. Logo, só com uma mudança radical nas políticas públicas para os municípios do interior de cada estado da Amazônia será possível se pensar na efetiva formação e fixação de doutores.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.