sábado, 12 de julho de 2014

Por uma graduação de bons resultados

É preciso, com urgência, tomarmos uma decisão de estado para solucionar o problema da Educação Superior brasileira, pois, como ressaltamos ontem, neste espaço, "Pós brasileira morre no útero". E será enterrada, conjuntamente com toda a Educação Superior, se nada for feito. Não dá mais para esconder o estado calamitoso no qual se encontra o Ensino de Graduação e as implicações deste na Pós-graduação. Sem necessidade de uma pesquisa mais ampla, é possível detectar dois problemas gravíssimos: a falta de comprometimento de inúmeros professores (e professoras) com o ensino de graduação e com a universidades brasileira e a carga horária excessiva de atividades em sala de aula. O primeiro problema só se resolve quando as coordenações de cursos deixarem de apenas controlar a oferta de disciplinas e perderem o receio de enfrentar os colegas professores (e professoras) descomprometidos. O outro depende, também, de os professores (e professoras) deixarem de defender as categorias profissionais as quais pertencem e passem a discutir o processo de aquisição de saberes. Sem isso, estamos todos perdidos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.