quarta-feira, 30 de julho de 2014

Perguntas que reprovam professores e professoras

Tive acesso hoje, por meio da Internet, à seguinte imagem:


A pergunta da professora e a resposta do estudante dizem tudo. Então descobrimos mais uma variável que pode, sensivelmente, interferir no jubilamento e na reprovação de estudantes em todos os níveis: as péssimas perguntas feitas pelos professores e professora. No caso da imagem, pelo menos a professora do estudante teve a hombridade de considerar a resposta correta, ao passo que indicou o que ela desejava que fosse respondido. A afirmação dela, no entanto, permite dúbia interpretação; "Localize o Brasil no mapa da América do Sul e escreva seu nome". Como se diria no interior, o estudante não contou desgraça: localizou o Brasil no mapa e tascou o nome dele estudante, que, na cabeça dele equivale a "seu nome". A imagem me fez lembrar uma questão respondida pelo meu filho em uma prova de Artes. À época, o jogador Ronaldinho Gaúcho estava no auge da carreira, figurava entre os melhores do mundo, e ainda passava constantemente na TV uma propaganda na qual Gaúcho acertava a mesma trave seguidas vezes. O professor pediu na prova: "Cite o nome de um artista contemporâneo". Meu filho também não contou desgraça:"Ronaldinho Gaúcho". A pergunta foi considerada correta pois meu filho argumentou que considerava Ronaldinho Gaúcho "um artista da bola". Pergunta bem feita ajuda a combater a evasão escolar, é o que se pode inferir.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.