sexta-feira, 18 de julho de 2014

Ineficácia na Educação Superior

Dados dos Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), relativos ao acesso à educação superior, na faixa etária de 18 a 24 anos, mais que dobrou no período de 2000 a 2010. Aumentar o número de ingressantes, no entanto, gera pouco resultado se não houve preocupação com a retenção e com a evasão. E é neste indicador que os números são escandalosos e demonstram uma ineficiência absurda do sistema de educação superior do País. Em 2010, de acordo com dados do mesmo Instituto, na faixa etária de 18 a 24 anos, 1,1 milhões de pessoas tiveram acesso à educação superior, mas, somente 61% deles se formaram. Isso significa que houve 39% de retenção. Se levarmos em conta que os números são do sistema inteiro e que, nas instituições públicas, a evasão é ainda maior, estamos diante de números escandalosos de ineficiência no uso dos recursos públicos. Há que se encarar o problema não apenas como problema localizado ou de responsabilidade de cada uma das instituições. A sociedade não pode mais investir tanto para resultados tão pífios.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.