domingo, 27 de julho de 2014

Estudantes também precisam mudar a mentalidade

A mudança de mentalidade necessária à Educação Superior do País não é apenas dos professores e professoras, dos gestores e dos órgãos reguladores e avaliadores. A maior mudança de mentalidade tem de ser dos estudantes. Se há professores (e professoras) que, às vezes, utilizam a pedagogia da opressão como regra, há, por seu turno, estudantes que se deixam oprimir. Exatamente por manterem, ainda, a mentalidade do Ensino Médio. É bem verdade que a universidade brasileira, dia após dia, recebe mais adolescentes, dos quais nós, os professores (e professoras), por não termos nenhuma preparação para lidar com os adolescentes (nem com os nossos filhos), exigimos mais e mais o comportamento adulto (e maduro) que se deve ter na Educação Superior. Talvez tenhamos que nos preparar melhor para lidar com adolescentes na sala de aula e, eles, os estudantes, também buscarem um novo olhar, uma nova mentalidade, para frequentarem a sala de aula. "Educar é, antes de tudo, um ato de amor". Em todos os sentidos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.