sexta-feira, 25 de julho de 2014

A revalidação de diplomas e a reserva de mercado

Todas as vezes que se fala em diplomas, no Brasil, fico com a sensação de que vale mais a reserva do mercado do que a discussão sobre o conhecimento. Como representantes das carreiras também estão na ponta dos processos de revalidação de diplomas, por exemplo, o que se tem é uma discussão centrada nos interesses de cada uma das categorias profissionais existentes no País e não no processo de aquisição de conhecimento. A lógica é muito simples: quando mais se dificulta o processo de revalidação de diplomas, mais se garante a reserva de mercado para os profissionais formados em solo brasileiro. Do ponto de vista da Pesquisa e da Pós-graduação, no entanto, isso representa um atraso de anos, quiçá séculos. Porque fecha a porta para a troca de experiências, para a internacionalização plena. Ou se encara com naturalidade que o Brasil faz parte, efetivamente, de um mundo globalizado ou a revalidação de diplomas será cada vez mais dificultada no País.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.