segunda-feira, 30 de junho de 2014

O financiamento das universidades brasileiras

Meu nível de mercúrio no sangue passa dos limites quando ouço algumas pessoas se referirem às universidades federais em geral, e à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em particular, como se fosse o pior lugar do mundo para se trabalhar e não tivesse oferecesse nenhuma estrutura para que os trabalhos nela fossem desenvolvidos. É como se tudo o que há na instituição não servisse para nada e ela ainda atrapalhasse a captação de recursos externos. Entendo que se precisa, urgentemente, discutir com mais profundidade o modelo que se implanta, gradativamente, no Brasil. Promover uma corrida entre pares pela captação individual de recursos não é o melhor caminho para elevar a qualidade das universidades brasileiras. O processo de captação de recursos externos tem de ser institucional. Não pode ser centrado no pesquisador. Sob pena de se criarem negócios particulares com o uso de infraestrutura financiada com recursos públicos. O assunto tem de ser discutido às claras. E, urgentemente!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.