sexta-feira, 6 de junho de 2014

A tendência à informalidade no Serviço Público

Há uma tendência à informalidade no serviço público que, se não é ingenuidade, é prática que deve beneficiar, de alguma forma, muita gente. Lembro-me que, quando fiz o meu Mestrado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), ao buscar informações sobre o padrão seguido na teses e dissertações, recebia a seguinte resposta:"siga as normas da casa". Um dia, resolvi tirar a prova dos nove. Fui à biblioteca e solicitei 10 teses e 10 dissertações. Cada uma tinha "um jeito" diferente. As tais "normas da casa" não passavam de lenda urbana acadêmica. E olha que isso ocorria na toda poderosa FEA da USP, lá pelos idos de 1998. De lá para cá, constato que as regras informais são muito mais poderosas do que os estatutos, regimentos e quetais. Sinal de que ainda precisamos avançar muito.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.