domingo, 1 de junho de 2014

A preconceituosa classificação das universidades

Há uma preconceituosa classificação das universidades brasileiras. Para quem tem este olhar carregado de preconceito, as universidades públicas federais são mais nobres que as estaduais, que são melhores que as municipais. Abaixo dessas e em uma espécie de limbo, estão as confessionais que, ainda assim, possuem alguma qualidade reconhecida. Caso seja uma instituição particular, porém, é tida como "da pior qualidade". Discordo frontalmente deste tipo de visão. O fato de ser particular não significa que a qualidade seja baixa a priori. Assim como existem universidades públicas particulares, há particulares também ruins. Cada uma delas, porém, tem papel fundamental e bem-definido no Sistema de Educação Superior do País. Classificá-las como piores ou melhores pelo fato de serem particulares ou públicas é um equívoco dos mais graves. O que devemos é trabalhar para elevar o nível da Educação no País. Desafio nada fácil de ser vencido.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.