quinta-feira, 29 de maio de 2014

Norma técnica não garante qualidade

Quem foi que disse que um livro, uma tese, uma dissertação ou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) terão qualidade garantida por seguirem as Normas Técnicas emanadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)? Norma técnica nunca garantiu, nem garantirá a qualidade de nenhum tipo de produto. O máximo que as normas garantem é a padronização dos processos. Processos padronizados, no entanto, não garantem, de forma absoluta, a qualidade. Exigir um padrão no processo de fabricação de qualquer produto deve ser uma opção do consumidor, assim como seguir ou não as NBRs da ABNT, na academia, deve ser uma indicação, mas não uma obrigação. Porque, além de não garantir efetivamente a qualidade, obedecer cegamente, normas externas de Associações ou Conselhos não passa de mais uma das facetas aqui já apontadas do que ousei denominar "perde de autonomia consentida" das universidades brasileiras. Só nos falta aceitar seguir determinações do "Clube da Esquina"?!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.