quinta-feira, 15 de maio de 2014

"A bolsa de produtividade não devia mais existir"

Vais tímidas e muito mais aplausos foi o que recebeu o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, ao ser provocado por uma das perguntas da plateia e responder que "as bolsas de produtividade não deveriam mais existir". Para ele, as bolas tiveram uma papel importante quando incentivaram as pessoas a serem pesquisadores. Hoje, norteiam todo o processo de avaliação e terminam por manter os comitês de áreas fechados exatamente em função da distribuição das bolas de produtividade. A fala do presidente do CNPq foi reafirmada pela presidente da Sociedade Para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena B. Nader, ao declarar, sob aplausos, que "as bolsas de produtividade só existem porque o governo paga péssimos salários aos pesquisadores". As falas duras ocorrem no Painel IV, Interdisciplinaridade nas agências de fomento e nas entidades de representação científica", do III ENCONTRO ACADÊMICO INTERNACIONAL 2014 - INTERDISCIPLINARIDADE NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: RESULTADOS & DESAFIOS, das 8h30 às 10h30 do segundo do evento. Glaucius Oliva ainda adiantou que estuda, para o ano que vem, acabar com os comitês de área no CNPq e criar os comitês temáticos ou por editais. Pelo jeito, a interdisciplinaridade tende a implodir muitos pilares arraigados na Ciência brasileira. Oremos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.