sábado, 19 de abril de 2014

Saberes longe da escola

Só se conseguirá avanços na Educação formal brasileira quando se concluir, definitivamente, que a escola, em quaisquer dos níveis, é apenas um dos saberes da vida. Tradicional, por isso quase inflexível, é um dos tipos de saberes a partir dos quais se avaliar as pessoas para efeito de concursos e ingresso no mercado de trabalho. Certamente, por isso, é um dos saberes mais valorizados na vida em sociedade. No entanto, não é o melhor nem o único. É parte de um fenômeno complexo que se chama vida. Não pode, portanto, ser supervalorizado como se fosse a forma de conhecimento padrão, muitas vezes assim seja visto. É preciso quebrarmos esta visão elitista da Educação e entendermos que o saber não pode ser privilégio de poucos. Só assim, efetivamente, teremos uma Educação inclusiva e voltada para as classes menos favorecidas como deve ser, sempre, toda política de Estado.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.