segunda-feira, 14 de abril de 2014

Para vencer o mito da reprovação

É preciso, definitivamente, vencermos, na escola brasileira, o mito da reprovação. Todas as vezes que alguém me procura para discutir a qualidade da Educação brasileira atual, começa com uma frase batida:"...não se reprova mais". Sinto-me constrangido, no mais das vezes, porque meus argumentos contra a reprovação pela reprovação de quase nada adiantam. Estamos em nova fase da escola brasileira. E se estamos em uma escola de inclusão, a reprovação, bem como a expulsão, são instrumentos que induzem à evasão e não ao aprendizado. Quando o conceito de avaliação passa a fazer parte da cultura a escola, não se pode mais admitir a reprovação como instrumento de aprendizagem. Pode, e deve ser sim, elemento para corrigir rotas, modificar metodologias e melhorar as aulas. Aceitar que a reprovação seja um mero modo de satisfazer os instintos de professores e professoras é não conseguir enxergar que a melhoria da Educação para, na maioria dos casos, por nós mesmos, os professores e professoras, e não pela reprovação pura e simples.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.