quinta-feira, 24 de abril de 2014

O passivo acadêmico das universidades

As universidades brasileiras, no geral, possuem um passivo acadêmico em relação à sociedade. Em 2008, quando se discutiu o Programa de Restauração e Expansão das Universidades Federais (REUNI), ficou de fora um ponto que considero crucial para a verdadeira revolução na Educação brasileira: a mudança na arquitetura acadêmica brasileira. Sem que isso ocorra, o Brasil fica, oficialmente, com uma estrutura acadêmica resultante da Reforma de 1968 sem que as universidades, em geral, discutam o cerne da questão, que é o processo pedagógico de formação. Á época se, elegeu, mais uma vez, a questão administrativa (pessoal e infraestrutura) como ponto centra para a discussão com o Ministério da Educação (MEC) e se deixou de lado o pilar acadêmico. Ainda que haja um passivo de pessoal enorme, não se pode mais adiar a discussão da arquitetura acadêmica. Ou se faz isso ou a universidade brasileira tende à morte.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 23/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.