quarta-feira, 9 de abril de 2014

A Educação precisa de avaliação

As pessoas que Educação brasileira precisam, urgentemente, tomar consciência de o que se pratica no Brasil não é avaliação, mas, medição. E medição é apenas uma das faces da avaliação. Desde que ingressei na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) como estudante, em 1985, e depois como professor, em 1993, discuto o que se chama de "semana de avaliação". É uma denominação equivocada porque aplicar provas não significa avaliar. A nota deveria ser um dos componentes de um processo amplo de planejamento, depois o fazer (as aulas), checar, ou seja, avaliar para, enfim, serem aplicadas ações corretivas. Qual o problema da medição, travestida de avaliação, na Educação brasileira? As promessas de ações corretivas até existem. Mas, quando são aplicadas, ocorrem nos anos seguintes. E deveriam ocorrer logo após as provas, para que se completasse o ciclo efetivo da avaliação. A Educação, portanto, precisa da avaliação, não apenas da medição. Esse é o desafio de todos que nela trabalhamos.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.