terça-feira, 8 de abril de 2014

A cultura da informalidade na Administração Pública

Um dos maiores desafios a ser vencido pelos administradores públicos, no Brasil, é a cultura da informalidade. Parece haver um tácito acordo a fim de se boicotar toda e qualquer ação capaz de tornar menos informal as relações de trabalho. É preciso lembrar, porém, que as pessoas não são eternas nos cargos que ocupam. E os cargos ocupados são passageiros. A necessidade de registro, portanto, não é mera opção preferencial pela burocracia. Imaginar uma organização cujos fluxos e processos ainda são mantidos na informalidade, a despeito de vivermos em plena Era da Informação, talvez seja uma forma de se tenta emperrar o controle. Controle, porém, não é, de todo, ruim. Do ponto de vista organizacional, é a melhor forma de se mapear os processos, verificar se existe sobrecarga de trabalho e tornar o atendimento das demandas internas e externas ainda melhor. Permanecer na informalidade é algo que termina por sobrecarregar alguns enquanto outros pouco fazem. É o tipo de cultura que faz mal para a organização pública e deve ser mudada. Ainda que demore!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.