segunda-feira, 3 de março de 2014

Que as universidades não virem igrejas

Há pouco, vi um link compartilhado no Facebook pelo meu amigo Robson Franco que me levou à uma reflexão e ao texto que aqui publico. Não muito diferente do link compartilhado, O Fuxico Gospel, desde o advento da internet como Mídia Digital, O Fuxico Acadêmico, rola à solta. As insinuação maliciosas contra a filha do pastor Renê Terra Nova contidas no site compartilhado me fizeram lembrar uma máxima que ouvi, logo após ter sido agredido, em 11 de maio de 2009, em pleno Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). À época, ouvi uma frase filosofal:"A universidade é o templo da liberdade. É o único lugar no qual se pode duvidar até da existência de Deus sem que se seja importunado por isso". Quando ouço falar em universidade como templo já começo a sentir ojeriza. Não é de hoje que digo, por onde passo, que há três organizações altamente tradicionais: a igreja, o exercito e a universidade. Como instituição, são as mais refratárias às mudanças. Tradicionalíssimas ao extremo, embora, no discurso, neguem, principalmente na universidade, o tradicionalismo. O tal Fuxico Gospel do link é apenas uma demonstração disso. Da forma leviana como são tratadas as demonstrações de carinho. Se alguém me disser que temas como esses são tratados com a maior tranquilidade dentro das universidades, certamente, estará mentindo. O que se tem é um tradicionalismo velado, só demonstrado nos boatos e nas fofocas de corredores. Blogs, sites e perfis similares ao Fuxico Gospel não param de surgir. Só espero que, embora reconhecidas (nem que seja apenas nos discursos) como tempo da liberdade, as universidades efetivamente não se transformem em igrejas. Porque uma instituição tão importante para a sociedade ser transformada em mera casta de iluminados será uma tragédia.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.