sábado, 1 de março de 2014

O ódio aos estrangeiros e menos favorecidos

Não consigo entender o quanto de ódio algumas pessoas desenvolvem em relação aos "estrangeiros" e aos menos favorecidos nas universidades. Principalmente em se tratando de uma universidade, que é federal, portanto, do povo brasileiro, e não especificamente de nenhum de nós em particular. E, se pertence ao povo brasileiro, não deve servir ao povo brasileiro sem nenhum tipo de restrição quanto à localidade? Nos cursos de maior concorrem, a elite das localidades não consegue para de reclamar quando são usadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e seus filhos não conseguem classificação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ao invés de centrar as baterias na Prefeitura Municipal e no Governo do Estado, para que melhorem o ensino nos dois níveis, querem obrigar a Universidade e mudar seus critérios. Nas salas de aula, muitos desses "estrangeiros" também sofrem preconceito, bem como os estudantes que entram por meio das quotas sociais. É como se a universidade existisse apenas para servir à elite, aos mais favorecidos. É hora de mudarmos o modo de olhar para as universidades federais e entendê-las como indutoras de políticas públicas inclusivas e não um espaço sagrado das elites.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 28/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.