sábado, 8 de março de 2014

O lero-lero da Ciência moderna

A constatação de que revistas científicas mundo afora deixam-se levar pelo "lero-lero" de pseudocientistas, publicada neste espaço, na sexta-feira, dia 06 de março de 2014, sob o título de "Artigos científicos que não passam de lero-lero" é um alerta mais que vermelho para nós, os cientistas, definitivamente, botarmos em pauta a pressão fabril-produtivista que sobre nós foi lançada. A Ciência moderna baseia a qualidade da produção dos seus cientistas não apenas nos benefícios que as descobertas podem trazer para a sociedade, para a humanidade, mas, e principalmente, em "fatores de impacto" e número de artigos publicados em revistas "qualificadas" pelos pares. Como o fator de impacto é calculado baseado no número de citações a cada dois anos, na prática, há um incentivo direto ao lero-lero acadêmico e não às descobertas científicas. Há que se encarar o problema não como se fosse meramente uma questão de ética individual. No fundo, é algo bem mais complexo, que envolve a questão do financiamento da pesquisa e a exigência quase desumana de resultados numéricos quase sempre elevados em espaço de tempo cada vez mais exíguos. Obrigados pelas instituições as quais estão ligados, pelas agências de fomento e pelos pares, muitos pesquisadores não resistem à tentação do lero-lero acadêmico sob pena de não serem mais aceitos entre os pares e a sociedade. Caminha para se tornar uma espécie de doença coletiva e pública da comunidade acadêmica mundial.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.