quinta-feira, 13 de março de 2014

As Mídias Digitais e a sala de aula

É evidente , no Brasil,  que nem todas as Instituições estão preparadas para lidar com as Mídias Digitais. Nem dentro nem fora da sala de aula. Em algumas delas por mais absurdo que possa parecer, não se permite o acesso às mídias sociais, por exemplo. E isso prejudica, e muito, o desenvolvimento de práticas modernas até de sala de aula. Há professores que resolveram inovar por conta própria e praticamente eliminaram o uso do papel: passaram a compartilhar os textos na nuvem. Em programas como o Dropbox. Como fazer isso, porém, quando se proíbe quase tudo? Não se trata de apenas usar as Mídias Digitais na sala de aula. É preciso mudar a perspectiva do olhar. Mudar a cultura, portanto, o modo de agir. Sem que isso ocorra,  as Mídias Digitais passam a ser vista não como aliadas, mas, como concorrentes. É um erro ter esse tipo de visão. E pode acarretar prejuízos inimagináveis ao processo de aprendizagem. Vale refletir sobre o problema!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 12/03/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.