domingo, 23 de março de 2014

A impessoalidade transformada em lenda

O princípio básico da impessoalidade exigido em qualquer seleção pública não parecer sem bem-visto na universidade brasileira. Mais ainda na Pós-graduação, principalmente quando se trata de selecionar candidatos para ingresso nos programas. Em geral, há uma defesa quase cega de que se deve decidir o ingresso ou não de um candidato aos programas de Pós-graduação por meio de uma entrevista. A centralidade do argumento está no fato de que o projeto pode não ter sido elaborado pelo candidato e, com a entrevista, se descobre esta "peculiaridade". Se não é um equívoco, só pode ser má-fé, porque não há nada mais pessoal do que uma entrevista. E, entendo, não haver lógica nenhuma em se definir o ingresso ou não de alguém, por meio de uma entrevista, baseada em um projeto que, no mais das vezes, é totalmente modificado (ou até completamente abandonado) no transcorrer dos estudos. Por outro lado, os mesmos pares que adoram a pessoalidade para selecionar ingressantes nos Programas de Pós, detestam-na quando se trata do exame dos vossos artigos pelas revistas científicas. Defendem, com unhas e dentes, a chamada "avaliação cega". Ora, nada mais justo do que uma avaliação cega em todos os níveis. Caso contrário, a impessoalidade será meramente uma lenda.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.