sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Inclusão social e expressão escrita formal

A cada dia tenho mais certeza de que um dos grandes problemas, se não for o maior, da educação brasileira, é a pouquíssima habilidade dos estudantes, em geral, de produzir um texto minimamente legível. Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que nenhum revolução da Educação, no País, será possível sem que haja um "ataque" ao problema da expressão escrita em Norma Padrão. Respeito os linguistas e a defesa intransigente de que a expressão é mais importante que a correção (gramatical), mas, sou daqueles que vê na Língua Portuguesa (forma) uma porta escancarada para a inclusão social. E quando mais se desenvolve a capacidade de se escrever gramaticalmente correto, mais se tem oportunidade de inclusão social pelo trabalho. Relativizar o problema nacional com a Língua Portuguesa gramaticalmente correta é deixar de se criar oportunidades para muitas pessoas serem incluídas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.