quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Fracasso escolar não é do estudante

A defesa de uma universidade (pública, gratuita e de qualidade) deveria ser da sociedade inteira, inclusive do Governo Federal, tido como o patrão de todos nós, os servidores. A quem todos devemos servir, inclusive o Governo Federal, porém, não parece ser algo fácil de se definir. Nem de se praticar. Contrariamente do que muitos imaginam, nem o Governo Federal, nem a universidade, portanto, pode ou devem estar a serviço apenas da elite ou de uma classe média alta, mas, da sociedade. É por derivar desta premissa que, em essência, a universidade deve ser inclusive, tal qual a escola, em geral. Assim sendo, como a própria Lei preconiza, todo e qualquer mecanismo de exclusão deve ser fortemente combatido em quaisquer dos níveis. Estudante que entra e não sai é prejuízo para a sociedade. Estudante que entra e é expurgado, a não ser em casos graves de violência, não representa apenas prejuízo para a sociedade, demonstra fracasso escolar. E fracasso escolar não pode ser atribuído única e exclusivamente ao estudante. É a ponta de um processo no qual quem não comparece para trabalhar, quem não ministra aulas, tem igual ou maior parcela de responsabilidade que o estudante expurgado. Refletir com mais profundidade a respeito do problema talvez seja o caminho para que a universidades passe a ser inclusiva e não expulsiva como o é hoje.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.